Na última terça-feira (31), a Unicamp recebeu a visita da Marinha do Brasil, iniciando um processo de conversações que pode resultar em parcerias e ações colaborativas entre as duas instituições.
Os oficiais foram recebidos pelo magnífico reitor, Prof. Dr. Antonio José de Almeida Meirelles, pela coordenadora geral da universidade, Profa. Dra. Maria Luiza Moretti.
De acordo com o almirante Petronio Augusto Siqueira de Aguiar, a Marinha tem interesse na criação de um programa de intercâmbio para a execução de pesquisas em diversos setores, como na área de reatores ou na de radares e sistemas a laser.
Aguiar disse que a Marinha também gostaria de realizar parcerias em áreas como a de inteligência artificial, além de realizar programas de intercâmbio envolvendo professores e especialistas, como engenheiros ou físicos. E lembrou que esse braço das Forças Armadas conta com pesquisas e projetos avançados no setor nuclear.
O reitor falou da importância da Marinha Brasileira no desenvolvimento de tecnologias em áreas ligadas à indústria naval e de defesa, mas especialmente na área nuclear, e fazer parte desse projeto é motivo de orgulho para a Universidade.
Também participaram do encontro o almirante de esquadra Alexandre Rabello de Faria e outros cinco oficiais da Marinha. A audiência contou ainda com a presença dos pró-reitores: Prof. Dr. João Romano (Pesquisa), Prof. Dr. Fernando Coelho (Extensão e Cultura) e Prof. Dr. Ivan Toro (Graduação), além do Confira matéria originaldiretor-executivo de Tecnologia da Informação e Comunicação da Unicamp, Prof. Dr. Ricardo Dahab, dos assessores docentes Prof. Dr. Cristiano Torezzan e Prof. Dr. Roberto Donato e do diretor-executivo associado da Agência de Inovação Inova Unicamp, Prof. Dr. Renato Rocha Lopes.
Fotos: Antoninho Perri