No dia 9 de novembro teve início o 5º Encontro Anual do Consórcio Universitário Fudan-América Latina (FLAUC), intitulado “Crescimento sustentável e vulnerabilidade social na América Latina e na China : desafios na era Pós-Pandemia”.
O Consórcio FLAUC, fundado inicialmente como uma plataforma de comunicação e colaboração entre 15 universidades latino-americanas e a instituição de ensino superior chinesa, aconteceu pela primeira vez de forma presencial, após quatro edições exclusivamente virtuais, devido ao confinamento imposto pela Covid-19.
O encontro, que ocorreu no Instituto de Economia da Unicamp, estendeu-se até o dia 10 de novembro e contou com a participação da delegação chinesa da Fudan University, de sua vice-presidente executiva, Profa. Dra. Xu Zheng e do cônsul-geral adjunto da China em São Paulo, Tian Yuzhen, além de representantes de Universidades do Brasil e da América Latina.
Na abertura do encontro, na parte da manhã, a delegação foi recebida pelo magnífico reitor, Prof. Dr. Antonio José de Almeida Meirelles, que firmou um Acordo de Cooperação Acadêmica entre as duas universidades – Unicamp (Brasil) e Fudan University (China). O acordo visa fomentar as relações institucionais por meio de projetos de pesquisa e intercâmbio de docentes, pesquisadores e estudantes.
Na parte da tarde, ocorreu uma Assembleia Geral do FLAUC, com a participação da coordenadora geral da Unicamp, Profa. Dra. Maria Luiza Moretti. “O Brasil e a China têm muitos desafios em comum e o intercâmbio científico, cultural e tecnológico, além da cooperação acadêmica entre os dois países, certamente gerará muitos benefícios às duas sociedades. E a Unicamp precisa continuar incentivando a cultura de valorização das relações com a China”, afirmou a coordenadora.
A partir de cinco áreas temáticas: (1) Pobreza e Insegurança Alimentar; (2) Desenvolvimento Sustentável; (3) Governança, Geopolítica e Ordem Financeira; (4) Investimento e Comércio; (5) Sociedade e Cultura, foi possível debater sobre as consequências e os efeitos da pandemia da Covid-19, nos países integrantes da associação.
Entre os palestrantes do encontro, estavam José Francisco Graziano, ex-diretor-geral da Agência das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), David Monyae, diretor do Centro de Estudos África-China e professor-associado de ciências políticas e relações internacionais da Universidade de Joanesburgo (África do Sul), Juan Pablo Laporte, professor da Universidade de Buenos Aires e pesquisador do Centro de Estudos Argentina-China, e a vice-presidente da Fudan.
Organizado pela Diretoria Executiva de Relações Internacionais – DERI/Unicamp e pelo Instituto de Economia – IE/Unicamp, o evento contou com financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Instituto Confúcio Unicamp.
Confira matéria original no Portal da Unicamp
Fotos: Antoninho Perri