Na última quarta-feira (16), os escritórios de dados das universidades públicas paulistas se reuniram, em mais um encontro, para tratar da harmonização da base de dados em relação ao gênero.

A reunião aconteceu na Universidade de São Paulo (USP) e contou com a participação das coordenadoras dessas universidades. Por parte da Unicamp, participaram a Coordenadora Geral da Unicamp, Maria Luiza Moretti e a Assessora do Escritório de Dados da CGU, Silviane Duarte Rodrigues.

O objetivo desses encontros é a construção de indicadores relevantes para a elaboração de políticas institucionais e análise da equidade de gênero, tanto para a comunidade universitária, quanto para a trajetória da carreira acadêmica.

“Essa interação entre as universidades tem sido muito produtiva. Outras reuniões serão realizadas para aprimoramento das futuras ações”, afirmou Maria Luiza.

A liderança do Escritório de Dados Institucionais da Unicamp, EDAT, participou de uma reunião preparatória para dar sequências nas próximas ações, como avaliar os indicadores propostos, e a possibilidade de disponibilização conjunta pelas universidades públicas paulistas; e levantar as políticas, iniciativas e ações internas relacionadas à equidade de gênero.

O propósito é que, até o dia 08 de março de 2025, Dia Internacional da Mulher, as universidades públicas paulistas formalizem a intenção de harmonizar suas bases, em relação aos indicadores de gênero e possam atuar em conjunto, para disponibilizar indicadores e compartilhar experiências positivas, referentes ao tema.