Na última quarta-feira (30), aconteceu o I Encontro Presencial da Comunidade Métricas, realizado no Auditório da Biblioteca da FEA/USP, em São Paulo. O Coordenador do Projeto “Métricas”, Jacques Marcovitch, deu as boas vindas aos participantes do encontro – os egressos do curso – e falou sobre a importância da formação de professores e gestores para a elaboração de indicadores que demonstrem o impacto social das Universidades Públicas Paulistas.
O encontro teve como objetivo apresentar e discutir os impactos e trajetória profissional dos egressos do Curso “Métricas de Desempenho Acadêmico e Comparações Internacionais”. Desde 2019, o curso já realizou quatro turmas e, neste ano, está a caminho da formação da sua quinta turma.
Para Jacques Marcovitch, estamos vivendo em uma nova era, passando de uma sociedade industrial, para uma sociedade digital, em um cenário de grandes transições, como a transição demográfica, a digital, a econômica, a social, e a ecológica. “As Universidades devem estar preparadas e capacitadas para dar respostas para esses desafios da sociedade”, ressaltou o coordenador.
Marcovitch também ressaltou a importância da conexão das Universidades Públicas Paulistas e dos Institutos de Pesquisa, para se tornarem cada vez mais conhecidas, como um sistema, em escala global, além de criarem uma base de dados sólida e perene.
A vice reitora da Universidade de São Paulo, Maria Arminda do Nascimento Arruda, esteve presente no Encontro e falou sobre o projeto que desenvolve com as vice reitoras das Universidades Públicas Paulistas. Trata-se de uma iniciativa para a elaboração de indicadores relacionados à questão de gênero, nas universidades, além de uma harmonização da base de dados entre essas universidades. “Essa interação entre as vice reitoras tem sido muito produtiva e estamos muito felizes realizando esse trabalho, que terá um resultado significativo para as universidade”, afirmou Arminda.
A equipe do Escritório de Dados Institucionais e Suporte à Decisão – EDAT participou do encontro. Estavam presentes, a Assessora de Gabinete, Silviane Duarte Rodrigues (EDAT/CGU/Unicamp), e o Especialista em Soluções de Dados, Alexandre Henrique de Melo (EDAT/CGU/Unicamp). Os profissionais participaram da primeira edição do curso, em agosto de 2020, com o projeto “Impactos Sociais das Instituições de Ensino Superior”.
Durante o Encontro, houve uma sessão de depoimentos de egressos do curso Métricas 2019-2023 sobre os Planos de Transformação Institucional implementados nas suas Universidades. Para 2025, o Projeto Métricas dará sequência a uma iniciativa de colaboração entre Unidades de Gestão de Indicadores, cujo Memorando encontra-se em fase de elaboração, além do oferecimento de um Curso de Atualização para o Monitoramento de Impacto em Instituições de Ensino Superior.
Saiba mais sobre o Projeto Métricas
Conheça o Escritório de Dados da Unicamp