Assessores Docentes

Foto do Professor Doutor Plínio Trabasso Prof. Dr. Plínio Trabasso Assessor Docente

Plínio Trabasso é Professor Associado MS 5.2 da disciplina de infectologia do Departamento de Clínica Médica da FCM – Unicamp. É o coordenador Docente da Liga de Infectologia da Unicamp. Possui graduação em Medicina (1987), Residência Médica em Infectologia (1989 a 1990), Mestrado (1995), Doutorado (2001) e Livre Docência (2016) em Clínica Médica pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas. Possui ainda Pós-Doutorado em Biologia Molecular de Infecções Fúngicas pelo Medical Mycology Research Center (MMRC) da Chiba University (Japão, 2013).

Tem experiência em medicina, com ênfase nas área de atuação em infectologia, infecções relacionadas à assistência à saúde, uso racional de antimicrobianos, infecções em indivíduos imunossuprimidos, infecções fúngicas invasivas, microrganismos resistentes, epidemiologia hospitalar e biologia molecular aplicada à infectologia. A produção bibliográfica consiste de 45 artigos publicados em revistas indexadas com revisão por pares e de circulação internacional e 4 capítulos de livros.

Foi Diretor Clínico (2014 a 2018) e Coordenador de Assistência (2018 a 2021) do Hospital de Clínicas da Unicamp.

foto professor José Luiz Modena Prof. Dr. José Luiz Proença Modena Assessor Docente

José Luiz Proença Modena é Professor associado (MS5.1) de Virologia do Departamento de Genética e Evolução, Microbiologia e Imunologia do Instituto de Biologia (IB) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e bolsista produtividade PQ2 do CNPq. Coordenador do Laboratório de Estudos de Vírus Emergentes (LEVE) (https://leve.ib.unicamp.br/), um espaço adequado para manipulação de vírus classificados como de risco 2 e 3 de biossegurança.

Graduado em bacharelado e licenciatura em Biologia (FFCLRP-USP em 2001 e 2002, respectivamente), obteve o título de Mestre e Doutor em Biologia Celular, Molecular e Bioagentes patogênicos pela FMRP-USP em 2005 e 2009, respectivamente. Trabalhou como bolsista de pós-doutorado em Virologia no Centro de Pesquisa em Virologia da FMRP-USP (2009-2012) e na Washington University em St. Louis, EUA (2013-2015). É membro da diretoria e secretário da Sociedade Brasileira de Virologia, foi um dos coordenadores do Programa FAPESP de Pesquisa sobre o vírus Zika e assessor de diversos periódicos nacionais e internacionais.

Dedica-se ao estudo dos mecanismos patogenéticos de arbovírus e vírus respiratórios emergentes, como os vírus oropouche (OROV), Zika vírus (ZIKV), vírus chikungunya (CHIKV), bocavírus (HBoV) e o novo coronavírus (SARS-COV-2). Para isso, faz uso de modelos animais e de cultura celular que permitem a caracterização do papel de componentes chaves da resposta Imune inata e adaptativa no controle da replicação periférica, neurovirulência e persistência desses vírus.

É membro e um dos fundadores da Rede Zika-Unicamp e da Força Tarefa da Unicamp contra a Covid-19.