Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Comunidade interna

Universidade Estatal de Linguística de Moscou busca parcerias com a Unicamp

A reitora em exercício da Unicamp, Profa. Dra. Maria Luiza Moretti, recebeu a delegação da universidade

A Unicamp iniciou, nesta quarta-feira (22), um processo de aproximação da Universidade Estatal de Linguística de Moscou (MSLU). A reitora da instituição russa Irina Kraeva e a vice-reitora Olga Iriskhanova foram recebidas pela reitora em exercício da Unicamp, Maria Luiza Moretti, para negociações preliminares que podem resultar em parcerias e colaborações em diversas áreas da linguística.

Irina Kraeva informou que a MSLU mantém um departamento de português já há 60 anos e, para comemorar a data, anunciou que, neste ano, será implantado um curso novo — com a variação do português falado no Brasil. “No âmbito dessa ideia da variação brasileira do português, queremos um curso que não se atenha apenas ao ensino do idioma. Queremos uma ação que possa abranger outros aspectos que tenham a ver com o Brasil, tanto a questão cultural, econômica, como outras áreas. Isso tudo é foco de grande interesse para nós, e queremos aprofundar os estudos nesse sentido”, afirmou a reitora.

A MSLU é a única instituição que mantém um departamento de português ativo na Rússia. Fundada em 1930, a universidade funciona na região histórica de Moscou “a 10 minutos de caminhada do Kremlim”, como definiu a reitora.

Conta com mais de 20 áreas de pesquisa e 6,5 mil alunos. Hoje, é oferecido na MSLU o ensino de 38 idiomas. Além do russo tradicional, a universidade ensina outras duas modalidades de russo — como língua estrangeira e língua de sinais. “Nossa universidade pode ser considerada pequena se comparada à Unicamp, mas somos bastante reconhecidos, tanto dentro como fora da Rússia”, garante a reitora, que confessou ter ficado impressionada com a extensão do território do campus de Barão Geraldo e do número de áreas de pesquisa existentes na Unicamp.

[…]


Leia a matéria na íntegra no Portal da Unicamp.

Ir para o topo