No dia 19 de abril de 2023, a Unicamp recebeu a visita do Consulado Geral do Japão em São Paulo, com a presença da vice-cônsul do Departamento de Assuntos Culturais e de Imprensa, Excelentíssima Sra. Akiko Kikuchi, e sua Assessora Consular, Sra. Stella Mie Tanaka Wendler.
As representantes do Japão estiveram pela manhã do dia 19 nos espaços da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) para divulgação de bolsas de pós-graduação do Programa bolsa MEXT para nossos estudantes da Unicamp. O evento híbrido contou com um público significativo, estando presentes mais de 100 pessoas no Auditório ID2 da FEM e mais de 40 participantes on-line.
As atividades foram conduzidas, apresentando o Japão, as especificidades daquele país, as oportunidades das universidades nipônicas – as quais são de grande prestígio nacional e internacionalmente, segundo rankings internacionais de avaliação de produtividade acadêmica – além de aproximar o público da cultura japonesa por meio de relatos de ex-bolsistas acerca da experiência fora do Brasil e dos frutos após retorno de internacional. Com apoio do Prof. Dr. Celso Morooka (FEM), o público pode compreender métodos e ferramentas para construção de projeto de pesquisa os quais são obrigatórios para submissão de inscrições para mobilidade financiada pelo Japão.
Após atividades na FEM, a comitiva seguiu para o Salão Nobre do Gabinete do Reitor, onde se encontrou com autoridades da Unicamp para negociações de acordos e convênios internacionais entre Unicamp e Japão. Na presença da Coordenadora Geral da Universidade, Profa. Dra. Maria Luíza Moretti, a reunião foi conduzida e dialogada na presença da vice-cônsul Kikuchi, assessora Stella Tanaka além do Diretor Executivo de Relações Internacionais, Prof. Dr. Osvaldir Pereira Taranto, o Assessor para Relações Internacionais, Prof. Dr. Rafael Dias, Assessor Docente da Coordenadoria Geral da Universidade, Prof. Dr. Plínio Trabasso, Prof. Dr. Celso Morooka (FEM) e Sra. Ana Paula Fontana, Coordenadora de Mobilidades da DERI.
Após negociações acerca das atividades de mobilidade e internacionalização da Universidade, Profa. Dra. Maria Luíza Moretti pôde compartilhar com as representantes do Japão seu projeto de pesquisa desenvolvido em parceria com o governo japonês que está há 25 anos em desenvolvimento e produzindo frutos de escala local, regional, nacional e internacional.
O projeto de cooperação internacional da área de Infectologia apresentado Coordenadora Geral Maria Luíza Moretti teve a participação da Chiba University e o aporte da Japan International Cooperation Agency. A grandiosidade da pesquisa é destacada devido a diversos fatores, dentre eles, ao alcance fora do território nacional, como em Moçambique, Angola, Guiné Bissau, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde além de países na América Latina como Argentina, Nicarágua, Panamá, Equador.
Professora Moretti agradeceu ainda a parceria com governo japonês e os diversos pesquisadores que já contribuíram com o desenvolvimento e as distintas etapas do projeto. Além de pesquisadores e pesquisadoras da Unicamp, agradeceu outras instituições locais como a Prefeitura Municipal de Campinas, Hospital Mario Gatti, Instituto Adolfo Lutz, Hospital Ouro Verde assim como Centro Infantil Boldrini os quais abrigam parte dos pesquisadores.
A Universidade de Campinas parabeniza, em nome da Profa. Dra. Maria Luíza Moretti, a sua comunidade de pesquisa pela constante movimentação em busca de caminhos para soluções de problemas sociais, reforçando sua missão universitária. A Unicamp agradece ainda a presença das autoridades japonesas e reforça seu comprometimento com futuros laços acadêmicos, científicos, educacionais e sociais.
Texto: Ludmila Pioli (DERI)