Neste ano de 2024, a Unicamp deu início ao seu processo de Avaliação Institucional. Entre os meses de fevereiro a abril acontece a primeira fase, chamada de Avaliação Interna.
Nesta primeira etapa, as Unidades de Ensino e Pesquisa, os Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa e os Colégios Técnicos responderão a questões referentes às atividades da Universidade em torno de 13 tópicos: Educação infantil e Ensino Médio-técnico; Graduação e Profis (Programa de Formação Interdisciplinar Superior); Pós-graduação; Pesquisa; Extensão e Cultura; Inovações Sociais e Tecnológicas; Internacionalização; Direitos Humanos; Comunicação; Sustentabilidade; Egressos; Gestão; e Gestão da Saúde.
Para viabilizar o processo de Avaliação Institucional, os dados relativos às atividades desenvolvidas na Universidade foram organizados pelo Escritório de Dados Institucionais e Suporte à Decisão (Edat), da CGU, juntamente com os órgãos responsáveis pelos respectivos sistemas institucionais, em parceria com a Diretoria Executiva de Tecnologia da Informação e Comunicação – DETIC.
Por meio do sistema, poderão ser acessados mais de 150 painéis com dados levantados e compilados, facilitando o processo de análise.
O sistema já pode ser acessado por meio de login e senha do SISE, por meio do link: https://ai.dados.unicamp.br/login
Sobre a Avaliação Institucional da Unicamp
A avaliação Institucional é um processo quinquenal com duas funções principais – atender aos pressupostos do Conselho Estadual de Educação e sua legislação e viabilizar a produção de diagnóstico imprescindível ao processo de Planejamento Estratégico da Instituição.
A Unicamp iniciou o seu primeiro processo de avaliação em 1999, concluindo em 2003. O próximo ciclo ocorrerá ao longo do ano de 2024, correspondente ao quinquênio 2019-2023.
A Coordenaria Geral da Universidade (CGU) é responsável pela condução de todo processo, juntamente com a Comissão de Planejamento Estratégico Institucional (COPEI).
Para o novo ciclo do processo, os eixos abordados para a Avaliação são: Ensino Básico e Técnico; Ensino de Graduação e Profis; Ensino de Pós Graduação; Pesquisa; Extensão e Cultura; Internacionalização; Direitos Humanos; Sustentabilidade; Inovações Sociais e Tecnológicas; Gestão da Saúde; Gestão; Comunicação; Egressos.
O processo está constituído por quatro fases. A primeira, a fase de Avaliação Interna, envolve Unidades de Ensino e Pesquisa, Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa, Colégios Técnicos e Área da Saúde.
A segunda fase, a de Consolidação, envolve os órgãos da administração superior da Unicamp, com o apoio dos órgãos da administração central, no que diz respeito aos dados institucionais. A terceira fase, a de Avaliação Externa, contará com Comissões Ad-Hoc para avaliar cada um dos eixos, as quais são compostas por pesquisadores, majoritariamente, estrangeiros.
A quarta fase são as Considerações a Respeito da Avaliação Externa. Nesta fase, as comissões que consolidaram os capítulos e dialogaram com as comissões externas, produzirão um relatório resumido, sobre os desafios e os êxitos da Unicamp, nos diferentes eixos.
Ao todo, entre a comunidade interna e externa, estima-se que mais de 700 pessoas participarão diretamente do processo de Avaliação Institucional da Unicamp.
Acesso ao sistema: https://ai.dados.unicamp.br/login
Página da Avaliação Institucional: https://www.cgu.unicamp.br/avaliacao-institucional/
Confira matéria completa: Portal da Unicamp