Neste mês de abril, a Coordenadoria Geral da Universidade Estadual de Campinas – CGU/Unicamp, publicou o Relatório Final sobre a pesquisa de satisfação, referente aos serviços institucionais da Universidade, realizada no segundo semestre de 2023.
Os resultados da pesquisa, além de servir de subsídio para o Planejamento Estratégico Institucional, permitirão o acompanhamento do nível de satisfação com os serviços institucionais em relação a 2021, quando foi realizada a primeira pesquisa da Unicamp sobre o tema.
Realizada pela Coordenadoria Geral da Universidade, a pesquisa foi coordenada por Émerson José Ferri, Especialista em Gestão Estratégica, Projetos e Processos, na CGU/Unicamp, com o apoio de Esther Menezes e Fernando Meloni de Oliveira, ambos especialistas da Secretaria de Gestão e Governo Digital do Estado de São Paulo – SGGD.
A Coordenadora Geral da Universidade, Profa. Dra. Maria Luiza Moretti, avaliou o resultado do relatório como positivo, o qual deve ser visto como uma prestação de contas da universidade à sociedade, assim como a toda comunidade universitária.
Os gestores têm trabalhado em prol de entregar o melhor serviço para a comunidade da Unicamp, o que demonstra o compromisso desses profissionais com a Instituição e com a sociedade, afirmou Moretti.
A pesquisa teve como foco, identificar o nível de satisfação dos usuários, dos principais serviços oferecidos pelos órgãos administrativos da Unicamp, abrangendo docentes, servidores e discentes de todos os campi da Universidade.
O levantamento foi realizado de modo a garantir o anonimato dos respondentes, utilizando-se formulários eletrônicos, para a coleta dos dados, composto por 54 questões.
Dentre os serviços avaliados, estão os serviços: acadêmicos, oferecidos pela Diretoria Acadêmica (DAC); os financeiros e aquisição, oferecidos pela Diretoria Geral de Administração (DGA); de infraestrutura urbana e predial, transporte, alimentação, oferecidos pela Prefeitura Universitária (Campus Barão Geraldo) e Secretaria de Administração Regional – SAR (Campus de Limeira); editora, oferecidos pela Editora da Unicamp; capacitação, oferecido pela Escola de Educação Corporativa (Educorp); gestão arquivística, oferecido Arquivo Central do Sistema de Arquivos (SIARQ); de gestão de benefícios, oferecidos pelo Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS); de manutenção de equipamentos, do Centro de Manutenção de Equipamentos (CEMEQ); serviço de segurança, da Secretaria de Vivência nos Campi (SVC); e serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação, do Centro de Computação (CCUEC).
Participaram da pesquisa, todas as Unidades de Ensino e Pesquisa, Centros e Núcleos Interdisciplinares e Colégios Técnicos, além dos Órgãos Administrativos e da Área da Saúde, com um total de 2.268 participantes, dos quais, 845 são alunos, 252 docentes e 1.179 não docentes (técnico-administrativos, pesquisadores da Carreira Pq e demais categorias de servidores).
A média atribuída pela comunidade, aos serviços avaliados, foi 3,8 (numa escala de 1 a 5), mesma média alcançada na pesquisa anterior; o que indica um bom grau de atendimento desses serviços, prestados pelos órgãos administrativos.
Considerando a pesquisa realizada no ano de 2021, em números absolutos, a participação da comunidade na pesquisa de 2023 foi ligeiramente inferior. Porém, em relação ao total de servidores docentes, pesquisadores e não docentes ativos em 2022 (9.132 segundo o Anuário da Unicamp de 2023), o grupo de participantes da pesquisa dessas categorias (1.431) representou 15,6% do total, o que representa um envolvimento bastante significativo dos trabalhadores da universidade.
A participação dos alunos aumentou substancialmente, em relação à última pesquisa. Foram 844 entrevistados (37,2% do total) em 2023, contra 651 (26,6%), em 2021.
Distribuição e taxa de participação de respondentes por campus (%)
Outro ponto que merece destaque, é referente à distribuição do total de respondentes por campus. Os frequentadores do campus de Barão Geraldo representaram 87% dos participantes. Por sua vez, os respondentes dos campi da FT/COTIL, FCA e FOP corresponderam, juntos, a 11,1% do total de participantes, proporção similar à da pesquisa de 2021. Já no que se refere à taxa de participação, do universo de possíveis respondentes por campus, a participação foi relativamente mais expressiva no CBQPA (21,1%) e no COTUCA (16,8%), ficando bem abaixo da taxa geral (4,9%) apenas no caso da FCA (2,6%). No campus Barão Geraldo a taxa foi de 5%, na FOP 5,4% e no FT/COTIL 4,7%.
Os resultados do Relatório foram considerados favoráveis pela administração central e mostram que a comunidade universitária avalia como adequada a prestação dos serviços. De forma ampla, todos os serviços apresentaram média maior ou igual a 3, e as respostas de 3 (“indiferente”) a 5 (“satisfeito”) constituem a grande maioria das avaliações, em todos os grupos de serviços.
A Coordenadoria Geral da Universidade agradece aos órgãos administrativos que aceitaram participar desta pesquisa e aos seus colaboradores, que diretamente enviaram revisões e sugestões das questões.
Acesse o Relatório Completo aqui.