Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Comunidade interna

Planejamento Estratégico foi tema de Fórum na Unicamp

As discussões realizadas denotaram a importância do impacto do Planejamento Estratégico na Gestão Universitária.

A Coordenadora Geral da Universidade e Reitora em exercício, Profa. Dra. Maria Luiza Moretti, abriu as discussões do Fórum Permanente “Planejamento Estratégico Institucional: Carta de Intenções ou Instrumento Efetivo de Gestão?”, que ocorreu nesta quarta-feira (26), no Centro de Convenções da Unicamp (CDC). Também participaram da cerimônia de abertura do evento, o Prof. Dr. Fernando Coelho, Pró-Reitor de Extensão, Esporte e Cultura (PROEEC/Unicamp) e o Prof. Dr. Fernando Sarti, Pró-Reitor de Desenvolvimento Universitário (PRDU/Unicamp).

O Fórum foi organizado pela Coordenadoria Geral da Universidade (CGU), pela Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp (FCM) e pela Faculdade de Ciências Aplicada da Unicamp (FCA), dentro do Programa dos “Fóruns Permanentes”, da Pró Reitoria de Extensão, Esporte e Cultura – PROEEC/Unicamp.

foto do pró-reitoe
Cerimônia de Abertura do Fórum. Da esquerda para direita: Prof. Dr. Fernando Coelho; Profa. Dra. Maria Luiza Moretti; Prof. Dr. Fernando Sarti.,
Cerimônia de Abertura do Fórum "Planejamento Estratégico Institucional: Carta de Intenções ou Instrumento Efetivo de Gestão?"
Participantes do Fórum Permanente: “Planejamento Estratégico Institucional: Carta de Intenções ou Instrumento Efetivo de Gestão?”

Na parte da manhã, o Prof. Dr. Cristiano Torrezan, Assessor Docente de Gabinete, moderou a discussão em torno das universidades estaduais paulistas, que teve início com a apresentação do Planejamento da Universidade de São Paulo (USP), pelos professores: Arlindo Philippi Junior (Chefe de Gabinete) e João Maurício Gama Boaventura (Coordenador de Administração Geral). O chamado “MVV – USP”, que compreende a Missão, Visão e Valores daquela Universidade, parte de duas premissas: a Autonomia Universitária e a Representatividade. O processo MVV compreende várias etapas, desde a consulta à comunidade universitária, realização de Workshops, Consolidação das questões e dos objetivos para a realização de um Plano de Ação, que será submetido ao Conselho Universitário da USP, para um período até o ano de 2029.

chefe de gabinete da usp
Prof. Dr. Arlindo Philippi Junior, Chefe de Gabinete da Reitoria da USP
pró reitor de administração da usp
Prof. Dr. João Maurício Gama Boaventura, Coordenador da Administração Geral da USP

O Planejamento Estratégico da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) foi apresentado pela Profa. Dra. Maria Luiza Moretti, Coordenadora Geral da Universidade, que considera o planejamento e a gestão, instrumentos importantes para qualquer instituição. “Além de ferramentas de administração, são instrumentos importantes que auxiliam as instituições, no exercício da sua missão e na otimização dos seus recursos – humanos e financeiros – para concretizar os objetivos propostos e cumprir sua missão com excelência, responsabilidade e visão de futuro”, afirmou Moretti.

coordenadora geral da unicamp
Foto: Antoninho Perri. Coordenadora Geral da Universidade e Reitora em Exercício, Profa. Dra. Maria Luiza Moretti.

O Pró-reitor de Desenvolvimento Universitário, Prof. Dr. Fernando Sarti, participou do evento e falou sobre a importância do planejamento para as instituições públicas, as quais têm regras distintas do setor privado. “Conhecer as instituições e suas regras, torna-se essencial para um planejamento efetivo”, disse o pró-reitor. Sarti citou algumas ações adotadas, que fazem parte do Planejamento Estratégico da Unicamp, como as políticas de valorização profissional e progressão na carreira PAEPE (Profissionais de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão); a valorização profissional e progressão da carreira docente; o Programa de Inclusão, Apoio e Permanência Estudantil; o Programa de Proposta de Distribuição Orçamentária (PDO); o Plano Plurianual de Investimentos (PPI); a contratação de servidores e a regularização dos cargos públicos no quadro de pessoal da Unicamp.

palestrantes do fórum
Foto: João Marques (Reitoria/Unicamp). Palestrantes convidados para o Fórum: “Planejamento Estratégico Institucional: Carta de Intenções ou Instrumento Efetivo de Gestão?”

O evento também tratou da experiência do Planejamento em instituições internacionais. A moderação da discussão foi realizada pela Profa. Dra. Milena Pavan Serafim, Diretora Associada da Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp – FCA/Unicamp.

Foram convidados representantes de três universidades da América Latina. A primeira apresentação foi da Profa. Dra. Gabriela Virginia Andretich, vice-reitora da Universidad Nacional de Entre Ríos, da Argentina, que contou sobre o Plano Institucional Participativo (PIP), para o período de 2018 a 2025.

Em seguida, o Prof. Dr. Daniel Alberto Comba, da Universidad Nacional del Litoral, também da Argentina, apresentou os processos de Planejamento da UNL, para o período de 2020 a 2029. Para finalizar a mesa, a Diretora-geral de Planejamento, Alba Porrini, discorreu sobre a experiência da Universidad de La Republica Uruguay, do Uruguai.

Foto: João Marques (Reitoria/Unicamp)

Essa troca de experiência, tanto nacional quanto internacional, proporcionará melhorias tanto em discussões, quanto na elaboração e implementação do próximo Planejamento Estratégico da Unicamp, especialmente neste momento de finalização do ciclo de Planejamento Estratégico – PLANES de 2021 – 2025, com a execução da Avaliação Institucional que está em andamento, seguindo para preparação de um novo Planes no próximo ano, para o Ciclo 2026 – 2030.

Na parte da tarde, foram abordados temas como “Universidades Promotoras da Saúde”, que colocam as universidades como lugares estratégicos para defender e desenvolver a Promoção da Saúde de sua própria comunidade e da sociedade.

PESSOAS NA MESA DE ABERTURA
Foto: João Marques (Reitoria/Unicamp). Mesa: Universidades Promotoras da Saúde.

Para falar sobre o tema, que teve a moderação da Dra. Patrícia Leme, Assessora de Gabinete da Unicamp, foram convidados dois especialistas no assunto: Prof. Dr. Hiram Arroyo Acevedo, Presidente da Rede Iberoamericana de Universidades Promotoras da Saúde (RIUPS) e a Profa. Dra. Larissa Polejak, docente da Universidade de Brasília (UNB) e presidente da Rede Brasileira de Universidades Promotoras da Saúde (REBRAUPS).

Na ocasião, a Unicamp recebeu o Certificado de “Universidade Promotora da Saúde”, das mãos do presidente da RIUPS, devido as suas ações voltadas para a promoção da saúde mental tanto da sua comunidade universitária, quanto da comunidade na qual está inserida.

certificado
Certificado de Universidade Promotora da Saúde, concedido à Unicamp.
recebimento certificado
Prof. Dr. Plínio Trabasso, Assessor Docente da Unicamp. Representando a Coordenadora Geral da Universidade.

Também na parte da tarde, foi abordada a questão da Regionalização da Saúde, sob a moderação do Prof. Dr. Mauricio Etchebehere (FCM/DEAS/Unicamp) e da Profa. Dra. Carmen Lavras (NEPP/Unicamp).

As professoras Gisela Onuchic – do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (NEPP) e Angela Maria Bacha, da Faculdade de Ciência Médicas (FCM/Unicamp) falaram sobre a inserção da Unicamp no cenário estadual, por meio de iniciativas como o apoio ao Sistema Único de Saúde (SUS) Regional, além do aprimoramento e ampliação dos serviços de saúde da Unicamp.

mesa 4 do fórum permanente
Composição da Mesa 4: Discussão sobre a Regionalização da Saúde.

Participaram da discussão, como coordenadores de mesa, o Prof. Dr. Oswaldo da Rocha Grassiotto – Diretor Executivo da Área da Saúde (DEAS/Unicamp) e o Prof. Dr. Jorge Carlos Machado Curi, Diretor do Departamento Regional de Saúde da DRS VII – Campinas.

O evento também contou com a participação do Assessor Docente de Gabinete da Unicamp, Prof. Dr. Plínio Trabasso e de docentes da Unicamp, gestores, coordenadores e assistentes técnicos das Unidades e Órgãos da Unicamp, servidoras e servidores técnicos administrativos e outros participantes da comunidade universitária e externa.

Acesse a galeria de fotos do evento

Confira a matéria no Portal da Unicamp


Ir para o topo