A Coordenadora Geral da Universidade e Reitora em exercício, Profa. Dra. Maria Luiza Moretti, abriu as discussões do Fórum Permanente “Planejamento Estratégico Institucional: Carta de Intenções ou Instrumento Efetivo de Gestão?”, que ocorreu nesta quarta-feira (26), no Centro de Convenções da Unicamp (CDC). Também participaram da cerimônia de abertura do evento, o Prof. Dr. Fernando Coelho, Pró-Reitor de Extensão, Esporte e Cultura (PROEEC/Unicamp) e o Prof. Dr. Fernando Sarti, Pró-Reitor de Desenvolvimento Universitário (PRDU/Unicamp).
O Fórum foi organizado pela Coordenadoria Geral da Universidade (CGU), pela Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp (FCM) e pela Faculdade de Ciências Aplicada da Unicamp (FCA), dentro do Programa dos “Fóruns Permanentes”, da Pró Reitoria de Extensão, Esporte e Cultura – PROEEC/Unicamp.
Na parte da manhã, o Prof. Dr. Cristiano Torrezan, Assessor Docente de Gabinete, moderou a discussão em torno das universidades estaduais paulistas, que teve início com a apresentação do Planejamento da Universidade de São Paulo (USP), pelos professores: Arlindo Philippi Junior (Chefe de Gabinete) e João Maurício Gama Boaventura (Coordenador de Administração Geral). O chamado “MVV – USP”, que compreende a Missão, Visão e Valores daquela Universidade, parte de duas premissas: a Autonomia Universitária e a Representatividade. O processo MVV compreende várias etapas, desde a consulta à comunidade universitária, realização de Workshops, Consolidação das questões e dos objetivos para a realização de um Plano de Ação, que será submetido ao Conselho Universitário da USP, para um período até o ano de 2029.
O Planejamento Estratégico da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) foi apresentado pela Profa. Dra. Maria Luiza Moretti, Coordenadora Geral da Universidade, que considera o planejamento e a gestão, instrumentos importantes para qualquer instituição. “Além de ferramentas de administração, são instrumentos importantes que auxiliam as instituições, no exercício da sua missão e na otimização dos seus recursos – humanos e financeiros – para concretizar os objetivos propostos e cumprir sua missão com excelência, responsabilidade e visão de futuro”, afirmou Moretti.
O Pró-reitor de Desenvolvimento Universitário, Prof. Dr. Fernando Sarti, participou do evento e falou sobre a importância do planejamento para as instituições públicas, as quais têm regras distintas do setor privado. “Conhecer as instituições e suas regras, torna-se essencial para um planejamento efetivo”, disse o pró-reitor. Sarti citou algumas ações adotadas, que fazem parte do Planejamento Estratégico da Unicamp, como as políticas de valorização profissional e progressão na carreira PAEPE (Profissionais de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão); a valorização profissional e progressão da carreira docente; o Programa de Inclusão, Apoio e Permanência Estudantil; o Programa de Proposta de Distribuição Orçamentária (PDO); o Plano Plurianual de Investimentos (PPI); a contratação de servidores e a regularização dos cargos públicos no quadro de pessoal da Unicamp.
O evento também tratou da experiência do Planejamento em instituições internacionais. A moderação da discussão foi realizada pela Profa. Dra. Milena Pavan Serafim, Diretora Associada da Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp – FCA/Unicamp.
Foram convidados representantes de três universidades da América Latina. A primeira apresentação foi da Profa. Dra. Gabriela Virginia Andretich, vice-reitora da Universidad Nacional de Entre Ríos, da Argentina, que contou sobre o Plano Institucional Participativo (PIP), para o período de 2018 a 2025.
Em seguida, o Prof. Dr. Daniel Alberto Comba, da Universidad Nacional del Litoral, também da Argentina, apresentou os processos de Planejamento da UNL, para o período de 2020 a 2029. Para finalizar a mesa, a Diretora-geral de Planejamento, Alba Porrini, discorreu sobre a experiência da Universidad de La Republica Uruguay, do Uruguai.
Foto: João Marques (Reitoria/Unicamp)
Essa troca de experiência, tanto nacional quanto internacional, proporcionará melhorias tanto em discussões, quanto na elaboração e implementação do próximo Planejamento Estratégico da Unicamp, especialmente neste momento de finalização do ciclo de Planejamento Estratégico – PLANES de 2021 – 2025, com a execução da Avaliação Institucional que está em andamento, seguindo para preparação de um novo Planes no próximo ano, para o Ciclo 2026 – 2030.
Na parte da tarde, foram abordados temas como “Universidades Promotoras da Saúde”, que colocam as universidades como lugares estratégicos para defender e desenvolver a Promoção da Saúde de sua própria comunidade e da sociedade.
Para falar sobre o tema, que teve a moderação da Dra. Patrícia Leme, Assessora de Gabinete da Unicamp, foram convidados dois especialistas no assunto: Prof. Dr. Hiram Arroyo Acevedo, Presidente da Rede Iberoamericana de Universidades Promotoras da Saúde (RIUPS) e a Profa. Dra. Larissa Polejak, docente da Universidade de Brasília (UNB) e presidente da Rede Brasileira de Universidades Promotoras da Saúde (REBRAUPS).
Na ocasião, a Unicamp recebeu o Certificado de “Universidade Promotora da Saúde”, das mãos do presidente da RIUPS, devido as suas ações voltadas para a promoção da saúde mental tanto da sua comunidade universitária, quanto da comunidade na qual está inserida.
Também na parte da tarde, foi abordada a questão da Regionalização da Saúde, sob a moderação do Prof. Dr. Mauricio Etchebehere (FCM/DEAS/Unicamp) e da Profa. Dra. Carmen Lavras (NEPP/Unicamp).
As professoras Gisela Onuchic – do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (NEPP) e Angela Maria Bacha, da Faculdade de Ciência Médicas (FCM/Unicamp) falaram sobre a inserção da Unicamp no cenário estadual, por meio de iniciativas como o apoio ao Sistema Único de Saúde (SUS) Regional, além do aprimoramento e ampliação dos serviços de saúde da Unicamp.
Participaram da discussão, como coordenadores de mesa, o Prof. Dr. Oswaldo da Rocha Grassiotto – Diretor Executivo da Área da Saúde (DEAS/Unicamp) e o Prof. Dr. Jorge Carlos Machado Curi, Diretor do Departamento Regional de Saúde da DRS VII – Campinas.
O evento também contou com a participação do Assessor Docente de Gabinete da Unicamp, Prof. Dr. Plínio Trabasso e de docentes da Unicamp, gestores, coordenadores e assistentes técnicos das Unidades e Órgãos da Unicamp, servidoras e servidores técnicos administrativos e outros participantes da comunidade universitária e externa.
Acesse a galeria de fotos do evento
Confira a matéria no Portal da Unicamp