Na última quarta-feira (11), a Universidade Estadual de Campinas inaugurou uma ferramenta digital para contribuir com a disseminação da linguagem simples e inclusiva na comunicação interna e externa à Universidade. O evento de lançamento ocorreu no Auditório da Faculdade de Ciências Médicas – FCM e contou com a participação de servidores docentes, gestores e técnicos administrativos.
O site e o material foram desenvolvidos por um Grupo de Trabalho, composto por servidores de diferentes áreas da universidade. O GT, instituído pela Coordenadoria Geral da Universidade – CGU foi presidido por Thiago Pinheiro Rosa, assistente técnico de pesquisa da Faculdade de Tecnologia (FT) e instrutor da Escola de Educação Corporativa da Unicamp (Educorp).
O lançamento contou com a presença do magnífico reitor da Unicamp, Prof. Dr. Antonio José de Almeida Meirelles e da Coordenadora Geral da Universidade, Profa. Dra. Maria Luiza Moretti, que compuseram a mesa de abertura, ao lado de Edison Cardoso Lins, Coordenador da Educorp e do convidado, o Prof. Dr. Alex Villas Boas, Coordenador Executivo do Centro de Investigação em Teologia e Estudos de Religião (CITER) da Universidade Católica Portuguesa (UCP), em Lisboa.
A formação do GT, que deu início às atividades em janeiro de 2023, teve por objetivo, uniformizar e simplificar a produção dos atos administrativos e de comunicação no âmbito da universidade.
A Coordenadora Geral da Universidade, Profa. Dra. Maria Luiza Moretti, destacou a importância da linguagem simples e inclusiva, para além da clareza, na comunicação institucional, capaz de proporcionar maior engajamento, diminuição das dúvidas, melhora da imagem institucional, democratização do conhecimento.
O Projeto Linguagem Simples e Inclusiva é apenas o primeiro passo nessa jornada. Acredito que a comunicação clara e acessível é um direito de todos e que, juntos, podemos construir uma universidade onde a informação flua livremente, e onde todos se sintam parte desse grande projeto. Afirmou a Coordenadora Geral.
A professora agradeceu e parabenizou os profissionais que desenvolveram esse trabalho e também agradeceu a equipe do Laboratório de Acessibilidade da Biblioteca Central da Unicamp “César Lattes”, que adaptou os manuais para leitores com deficiência visual.
O evento também contou com uma palestra proferida pela jornalista Melissa Diniz Medrone, da Coordenadoria de Comunicação Social, do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). A palestra, intitulada “Linguagem Simples – Pelo direito à compreensão dos atos da administração pública” destacou a questão legal pertinente ao tema, presente na Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948, que tratou do direito à língua.
Acesse a Ferramenta: Linguagem Simples e Inclusiva
Acesse a matéria original: Portal da Unicamp