O Conselho Universitário (Consu) da Unicamp homologou, na manhã desta terça-feira (6/5), as indicações do reitor Paulo Cesar Montagner para as funções de coordenador-geral e de pró-reitores e pró-reitoras da Universidade para o período de 2025 a 2029.
Para a coordenação-geral, o Conselho referendou o nome do professor Fernando Antonio Santos Coelho e, das cinco pró-reitorias existentes na Universidade, quatro serão ocupadas por mulheres.
A professora Ana Maria Frattini Fileti continua como pró-reitora de Pesquisa (PRP). A Pró-Reitoria de Graduação (PRG) será ocupada pela professora Mônica Alonso Cotta e a Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) terá o comando da professora Cláudia Vianna Maurer Morelli. A professora Sylvia Helena Furegatti, por sua vez, foi escolhida para o cargo de pro-reitora de Extensão, Esporte e Cultura (Proeec).
O professor Fernando Sarti completou a lista, foi indicado e permanece na Pró-Reitoria de Desenvolvimento Universitário (PRDU).

“Trata-se de profissionais que construíram carreiras densas e que fizeram contribuições intensas e profundas à nossa universidade”, disse o reitor ao justificar as indicações. “Sabemos que vamos enfrentar momentos difíceis, mas queremos fazer esse enfrentamento com serenidade, tranquilidade, equilíbrio e, sobretudo, sabedoria”, disse Montagner. “Se conseguirmos agir assim, aposto que as coisas podem ser melhores”, acrescentou.
O novo coordenador-geral da Unicamp disse que a gestão que começa agora estará permanentemente aberta ao diálogo. “Levando-se em conta a quantidade de desafios que teremos pela frente, temos a consciência de que não conseguiremos fazer nada sozinhos. Vamos precisar da ajuda de todo mundo”, disse ele. “Por conta disso, os nossos gabinetes vão estar sempre abertos às pessoas e os mecanismos de conversa e diálogo, serão mecanismos que vamos trabalhar e estimular intensamente”, acrescentou Coelho.
Texto: Tote Nunes – SEC/Unicamp
Fotografia: Antoninho Perri – SEC/Unicamp