A manhã deste sábado 23/08 marcou a abertura oficial da UPA 2025 — Unicamp de Portas Abertas, evento que chega à sua 20ª edição consolidado como um dos maiores encontros de aproximação entre a universidade pública e a sociedade brasileira. Recebendo milhares de visitantes de diferentes regiões do país, a programação reúne atividades científicas, culturais e educativas em praticamente todos os institutos e faculdades da instituição.
O professor Fernando Antonio Santos Coelho, Coordenador Geral da Universidade, destacou em seu discurso a relevância histórica da UPA e sua sintonia com os desafios contemporâneos. “Comemorar duas décadas da UPA é também celebrar a forma como a Unicamp pensa o meio ambiente e se conecta a temas globais, como a COP30. Preparamos tudo com muito cuidado para que cada visitante viva uma experiência inesquecível. Esta universidade pública e gratuita é também uma casa de talentos e reconhecimento, e queremos que todos se sintam acolhidos”, afirmou, agradecendo ainda o esforço conjunto das unidades acadêmicas e administrativas na organização do evento.

Presente à cerimônia, o professor José Tadeu Jorge, atual secretário municipal de Educação de Campinas e ex-reitor da Unicamp, relembrou a primeira edição, realizada em 2003. “Naquele momento, nosso objetivo era aproximar a universidade daqueles que poderiam ser nossos alunos, quebrando a ideia equivocada de que a Unicamp não era para todos. Ao longo dos anos, a UPA ajudou a superar essa barreira e se tornou um evento nacional, reconhecido por seu papel em democratizar o acesso e reduzir distâncias entre a sociedade e a universidade”, afirmou, representando também o prefeito de Campinas, Dário Saad.

Já o reitor Paulo Cesar Montagner reforçou a missão pública da instituição e o papel estratégico da UPA. “Receber visitantes é reafirmar que somos uma universidade gratuita, colaborativa e comprometida com a formação de excelência e a produção de conhecimento novo. Além disso, temos um robusto programa de permanência estudantil, que recentemente dobrou seus investimentos, garantindo melhores condições de moradia e alimentação. A UPA é um momento de celebração desses compromissos”, disse. O reitor também anunciou a aquisição de um terreno de 60 mil metros quadrados para a ampliação da moradia estudantil, consolidando o investimento em inclusão.
Encerrando sua fala, Montagner declarou oficialmente aberta a UPA 2025, reforçando o convite para que todos explorem os espaços da universidade ao longo do dia. Com cerca de 70 mil visitantes esperados, a Unicamp reafirma sua vocação de compartilhar conhecimento, cultura e inovação com a sociedade, celebrando duas décadas de portas abertas e mirando um futuro sustentável e inclusivo.
