O Instituto Negras em Ação, formado por mulheres que se encontram em atividade e por servidoras que já se aposentaram pela Unicamp, a Casa Laudelina de Campos e o Comitê Impulsor de Campinas realizam, no 13 de setembro, a partir das 9h, no Teatro de Arena Unicamp, a “Minimarcha das Mulheres Negras de Campinas”.
As atividades na Unicamp, gratuitas, estão compostas por rodas de conversa com representantes de diferentes regiões e com atividades culturais de preparação para a Marcha Nacional, a ser realizada no dia 25 de novembro, em Brasília (DF).
De acordo com Laís Cardoso, presidenta do Instituto Negras em Ação e funcionária do Centro de Estudos e Opinião Pública (Cesop) da Unicamp, “o evento é uma caminhada simbólica e coletiva que pretende reunir coletivos, entidades e pessoas da população campineira interessadas em fortalecer a luta pelos direitos das mulheres negras. Em 2015, mais de 100 mil mulheres negras ocuparam Brasília na primeira Marcha das Mulheres Negras, marco histórico de mobilização contra o racismo, contra a violência e em defesa do bem viver. O ato de Brasília consolidou-se como a maior manifestação já protagonizada por mulheres negras no Brasil. O encontro na Unicamp busca resgatar a memória da primeira edição e reafirmar a luta das mulheres negras por direitos, justiça social e políticas de enfrentamento às desigualdades”, disse.
A ação conta com apoio da Coordenadoria Geral da Unicamp (CGU), do Sindicato dos Trabalhadores da Unicamp (STU), do Fundo para a Equidade Racial Baobá, do Fundo SAAP da Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (Fase), da Conexão Quilombo Amarais – Hub – e da Prefeitura Universitária da Unicamp.
O Teatro de Arena Unicamp fica na Rua Sérgio Buarque de Holanda, 290, na Praça do Ciclo Básico II.
Conheça o Instagram do Instituto Negras em Ação.
Para outras informações, ligue para 19- 98948-3116.
(Hélio Costa Júnior)
Imagem: Divulgação
Edição de imagens: Alex Mattos